ChatGPT e seu Impacto no RH

A área de RH é responsável por várias tarefas, muitas delas com processos muito rotineiros como departamento pessoal, recrutamento e seleção, educação corporativa, liderança e gestão de pessoas e etc.

No entanto, a Inteligência Artificial (IA) no RH pode tornar todos esses processos mais eficientes e uma ferramenta fundamental para o setor, na melhoria dos seus processos e na sua produtividade.

O que é ChatGPT?

Em suma, o ChatGPT é uma ferramenta que opera com inteligência artificial (IA). De forma simples, trata-se de um Chatbot com o qual você pode dialogar sobre os mais variados temas.

O objetivo de fazer com que as conversas sejam úteis e pareçam naturais. O ChatGPT responde a diversas perguntas que podemos fazer, fornece conselhos, dicas e segue instruções para criar textos e modelos específicos.

O programa foi desenvolvido pela empresa OpenAI, que ainda está na fase de testes.

A ferramenta funciona com base nas respostas anteriores dos usuários e parte do seu trabalho, é sintetizar as informações disponíveis sobre determinado assunto para fornecer uma resposta adequada para quem está interagindo com ele.

As aplicações iniciais do ChatGPT no RH são:

1. Descrição de Cargos (Job Descriptions) e divulgação de vagas em redes sociais

A criação das descrições de cargos, ou job descriptions, é uma das etapas mais importantes de um processo de cargos e salários e do processo seletivo. Com o ChatGPT, o RH pode elaborar descrições de vagas para os cargos sobre os quais não possuem conhecimento.

O ChatGPT poderá auxiliar também, a analista na divulgação das vagas nas redes sociais, como por exemplo, no Linkedin. Ele auxilia na elaboração de um “post” baseado em alguns dados fornecidos sobre a posição.

Quer saber mais sobre esta aplicação, clique aqui!

2. Recrutamento e Seleção

Criar um banco de dados com perguntas para entrevistas divididas por função ou por tipo de entrevista, de forma que desenvolva desafios técnicos para os candidatos.

Em processos de recrutamento, uma das etapas principais para filtrar um bom número de candidatos, é aplicar provas técnicas sobre o cotidiano da vaga a ser preenchida. Esta é uma das principais dificuldades para o RH e para a Analista de Recrutamento e Seleção, pois normalmente não possuem o conhecimento técnico da respectiva função. Neste caso, o ChatGPT pode auxiliar com o desenvolvimento uma bateria de testes que contemplem estas habilidades técnicas.

O sistema poderá também, criar uma relação de perguntas para entrevistas pode ajudar os entrevistadores a se prepararem melhor para a entrevista, garantindo que eles tenham as perguntas certas para fazer ao entrevistado.

3. Feedback para candidatos ou respostas automáticas para colaboradores

É extremamente importante posicionar os candidatos que não foram selecionados sobre o status do processo seletivo. Este cuidado reflete diretamente na imagem da empresa e no respeito para com os candidatos. O ChatGPT pode auxiliar os profissionais de RH a formularem respostas personalizadas. A analista precisa somente fornecer as informações básicas de seu interesse.

O ChatGPT pode ser utilizado também, para assessorar o RH com relação a dúvidas frequentes dos colaboradores e responder a estas perguntas de maneira automatizada. Isso é possível através da criação de scripts ou programas que usam o modelo de linguagem do ChatGPT para gerar respostas a perguntas pré-determinadas.

Por exemplo:

  • Qual a escala de trabalho na semana do feriado X
  • Quando se inicia o processo de Avaliação de Desempenho?
  • Qual é o horário de funcionamento da empresa?
  • Qual o procedimento para que eu possa ter jornada flexível de trabalho?
  • Quando é feito o pagamento do vale transporte?
  • Qual o dia do pagamento?
  • Quais são os benefícios oferecidos pela empresa?
  • Qual o procedimento para solicitar férias?
  • Qual é o processo de admissão na empresa?
  • Quais são as políticas de licença-maternidade/paternidade?

O ChatGPT pode ser “treinado” para responder perguntas em diferentes formatos e linguagens, para atender a diferentes necessidades e públicos.

4. Orientação sobre desenvolvimento profissional e carreira

Para que o colaborador saiba com precisão onde pode chegar dentro da organização, é importante que a empresa tenha políticas, estrutura de cargos, salários e carreira. O início é a descrição de cargo. O ChatGPT pode orientar o colaborador no planejamento da sua carreira, inclusive sobre o que ele precisa aprender em termos de habilidades comportamentais e técnicas (soft e hard skills) para que ele possa evoluir dentro da empresa.

5. Insights para melhorar os indicadores de RH

O ChatGPT pode auxiliar o RH com sugestões para melhorar os indicadores de RH, como por exemplo o turnover, produtividade do processo seletivo, absenteísmo et.? O RH pode solicitar ao ChatGPT insights que possam contribuir para a melhoria dos indicadores da área.

6. Concluindo

Possivelmente, para implementar esta ferramenta, o RH precisará do apoio de um profissional da área de tecnologia, até se apropriar plenamente dos processos. Mas vale a pena!

Com o apoio da IA, os colaboradores da área de RH poderão ter mais tempo e suporte para projetar, implementar e ajustar processos mais rapidamente do que nunca.

Estas são algumas das aplicações imediatas do ChatGPT nas rotinas e atividades de RH. Outras ainda com certeza surgirão. O importante é estar atendo a este movimento tecnológico.